o dia em que eu explodi numa supernova

Eu tive o sonho mais psicodélico do mundo ever, nem chá de cogumelo, nem santo daime, nem bala ou doce usei, nem o @sergueirock teria um sonho tão psicodélico assim (ou teria?). Pois bem, eu sonhei que era uma estrela anã branca, um corpo celeste meu filho!!! e não um ser humano anão que faz alguma novela da globo! dã!

Lembro pouco do sonho, mas mesmo assim é o mais legal ever, nesse sonho eu era essa anã branca, um corpo celeste branco e repleto de luz, daí eu fui ficando pequena, pequena, pequena, até que virei um núcleo luminoso girando em alta velocidade, e do nada eu explodi! E eu nunca me senti tão feliz num sonho! Eu senti alegria ao explodir e ver minhas partículas se espalhando numa explosão de luz! Psicodélico, né? Meu sonho! hahahaha

Daí procurei algo a respeito na internet e olha só eu era uma anã branca e minha tal da explosão de luz era uma supernova:

Supernova tipo Ia

Há vários meios pelo quais uma supernova desse tipo pode se formar, mas eles compartilham um mecanismo interno comum. Se uma anã branca de carbonooxigênio agregar bastante matéria para alcançar o limite de Chandrasekhar, de cerca de 1.38 massas solares [1] (para uma estrela que não gire), ela poderá não ser mais capaz de suportar a carga do seu plasma, através da pressão de degeneração eletrônica, e entrar em colapso por isto. Contudo, a visão atual do fenômeno é que este limite não é normalmente atingido; aumentando a temperatura e a densidade no interior do núcleo detonandofusão carbono quando a estrela aproxima deste limite (em cerca de 1%) antes do colapso ter iniciado.[1] Em poucos segundos, uma fração substancial da matéria da anã branca é consumida pela fusão nuclear, liberando bastante energia (1–2 × 1044 joules). Uma onda de choque, expandindo-se externamente, é gerada, com a matéria atingindo velocidades da ordem de 5,000–20,000 km/s ou, aproximadamente, 3% da velocidade da luz. Haverá, também, um aumento significativo da luminosidade, alcançando uma magnitude absoluta de -19.3 (ou 5 bilhões de vezes mais brilhante do que o Sol), com pequenas variações.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Supernova

2 Respostas para “o dia em que eu explodi numa supernova

  1. Acho que champagne supernova vai passar a ter um novo sentido pra mim depois desse texto…

    (e muito bom o texto sobre as conversas com a sua mãe)

Deixe uma resposta

