Solidão

Eu sempre tive dificuldades para dormir, sempre rolei na cama a noite, muitas vezes com medo do escuro. Via vultos, possivelmente formados pela sombra de algum objeto e imaginava que aquilo poderia ser algum monstro que queria me pegar. Nunca tive coragem para olhar se meu chinelo estava debaixo da cama e corria descalço para acender a luz… Coisas de criança… e mesmo agora mais crescidinha eu continuo tendo dificuldades pra dormir, não mais com medo de monstros… Eu tenho medo da solidão, mas não posso fazer nada contra ela pq no fim das contas é uma verdade irrefutável e por mais que queiramos e tenhamos pessoas em nossas vidas, todo mundo é um pouco só e um pouco triste, alguns mais outros menos, mas somos seres solitários. Há alguns dias atrás me deitei na cama muito tarde, como sempre e custei a dormir, não sei se acordei ou se foi sonho (ou pesadelo), mas me lembro de ter olhado pro espelho e ver um vulto de uma criança se movimentando no espelho, ela olhava pra mim mais assustada que eu, me virei na cama pra não ver o espelho e olhei pra janela, e lá do lado de fora tinha um homem, fechei a cortina. Puxei meu edredon pra cobrir meus pés, me encolhi na cama. E voltei a dormir como se nada tivesse acontecido. Muitas vezes acordo assustada, sinto-me vazia. Outras vezes, vejo esses vultos e não tenho medo. Outras vezes eu nem durmo. Me sinto só.  Me sinto só, e essa solidão tem aumentado de um modo que me perturba. 

 

26_by_texxi2

 

“Quanto mais ando, querendo pessoas, parece que entro mais no sozinho do vago…” – foi o que pensei na ocasião. De pensar assim me desvalendo. Eu tinha culpa de tudo, na minha vida, e não sabia como não ter. Apertou em mim aquela tristeza, da pior de todas, que é a sem razão de motivo; que, quando notei que estava com dor-de-cabeça, e achei que por certo a tristeza vinha era daquilo, isso até me serviu de bom consolo. E eu nem sabia mais o montante que queria, nem aonde eu extenso ia.
Grande Sertão:Veredas

Uma resposta para “Solidão

Deixe uma resposta

